sexta-feira, 31 de julho de 2009

Motivação - Parte I



Motivação é uma porta que só abre por dentro de cada um de nós, porta essa cuja chave somente a própria pessoa pode usar para abrir.
Para motivar a nós mesmos e aos outros, é necessário utilizar como aspecto fundamental um dos pontos estudado na Pirâmide de Maslow, a persuasão.

A arte da persuasão, ou a arte de influenciar pessoas, pode ser resumida nestes princípios:

1. O Princípio da Amizade - As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
2. O Princípio da Reciprocidade - As pessoas dão o troco na mesma moeda.
3. O Princípio da Consistência - As pessoas seguem e perseguem compromissos claros e consistentes.
4. O Princípio da Autoridade - As pessoas reconhecem o notório saber.
5. O Princípio da Validação Social - As pessoas seguem caminhos abertos por semelhantes.
6. O Princípio da Raridade - As pessoas precisam mais daquilo que elas têm menos.

Porem cabe uma ressalva importante, se você usar os princípios da persuasão para manipular os outros, haverá ganhos imediatos, mas não perenes, pois a médio e longo prazo você perderá credibilidade. São obrigatórias a sinceridade, transparência e honestidade para todas e quaisquer atividades humanas.

Vamos então, mostrar em princípios gerais, como podem e devem ser aplicadas 4 dicas práticas para que se obtenha a tão procurada motivação:

1º Dica: A motivação está dentro das pessoas, afinal trabalhador motivado é trabalhador auto-motivado.
O que você precisa fazer é tentar mudar o seu estado interno, aumentando os fatores aproximativos do trabalho e diminuindo os fatores evitativos.
Você consegue isso através de comportamentos e atitudes.

2º Dica: Tenha propósitos elevados e constantes. Não importam os motivos, a situação, ou o ambiente de momento, mantenha-se sempre na direção da construção do seu propósito.
O seu propósito deve ter grandeza suficiente para engajar a todos na sua luta para alcançá-lo. Quando todos incluírem-se na luta, essa luta passa a ser de todos; ou seja, eles estão “motivados”.
É completamente diferente lutar para dar lucro para o patrão, do que participar de uma empresa que busca atender necessidades da sociedade – o empregado, o cliente, o acionista e a sociedade - dentro dos padrões capitalistas. Isso gera uma visão de construção de uma sociedade melhor.
A grandeza está sempre dentro e ao alcance de cada um de nós. Se você batalha por você, é bem mais provável que todos ao seu redor façam o mesmo, ou seja, eles vão cuidar muito bem deles, seguindo o seu exemplo, e colocar a empresa em segundo plano.

3º Dica: A orientação é sempre mais eficaz do que a crítica. A comunicação é fonte mais primária para gerar confiança e respeito. Raramente é apropriado ser autoritário.
O que você fala com a sua voz e com o seu corpo dizem muito. É completamente diferente a autoridade de um posto elevado do que da autoridade trazida por reconhecido conhecimento e experiência.
Lembre-se que uma pessoa bem preparada sempre tem opções. Troque as reclamações e críticas pela apresentação de propostas de caminhos, ações e orientações. Nunca trabalhe contra mudanças. Evite se colocar como um obstáculo, e sim como uma pessoa que aponta caminhos, isso facilita a obtenção de resultados. O que nos remete ao Princípio da Consistência

4º Dica: A responsabilidade sempre é sua. Mesmo que você tenha delegado alguma responsabilidade.
Reclamar de nada adianta, uma boa opção é negociar muito bem o que você deseja e quer ou delegar responsabilidade a outra pessoa. Por isso a necessidade de cercar-se de pessoas boas, capazes e comprometidas, sempre.
Não culpe os outros, lembre-se do Princípio da Amizade e da Reciprocidade.

Só um complemento explicativo, a hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.


Referências:
Carlos Alberto de Faria. ‘Atrair Clientes – Dicas de Motivação', o BES - Boletim Eletrônico Semanal - da Merkatus

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