domingo, 26 de julho de 2009

A Arte da Guerra - Sun Tzu - Parte I - Sobre a Avaliação




Sun Tzu disse: “A arte da guerra é de importância vital ao Estado (Empresa)”. É uma questão de vida ou de morte, um caminho que leva a sobrevivência ou à ruína. Por isso, é um objeto de reflexão que, em hipótese alguma pode ser desprezada.

A arte da guerra é regida por cinco fatores fundamentais:

1 – A doutrina;
2 – O tempo;
3 – O terreno;
4 – O comandante;
5 – A disciplina.

A doutrina significa aquilo que você faz com o povo (subordinados), esteja em completa harmonia (onde todos ganham, todos se sintam realizados), para que o sigam aonde for sem temer por suas vidas (emprego).
O tempo significa o Ying e o Yang, dia e noite, frio e calor e as mudanças das estações. (Entenda quanto tempo deve ser utilizado para se qualificar, para se planejar.)
O terreno implica as distâncias, grandes e pequenas, campos abertos ou estreitos, influenciando nas possibilidades de sobrevivência. (O que se deve percorrer para conquistar seu objetivo. treinamentos, estudos, qualificações)
O comandante há de ter como qualidades a sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina. (Competências necessárias para um líder, devem ser bem trabalhadas)
A disciplina devem ser compreendida como a organização dos exércitos, as manutenções das estradas pelas quais os suprimentos passarão, os controles das despesas militares. (Disciplina [do latim disciplina] – 1. Regime de ordem imposta ou livremente consentida. 2. Observância de preceitos e normas. 3. Qualquer ramo do conhecimento, o que se aprende. 4. Ensino, instrução, educação.)

Estes cinco fatores hão de ser conhecidos por todos os generais. Aquele que os domina, vence; aqueles que não, são derrotados.

Portanto, ao traçar os planos, deverão ser comparados os seguintes fatores valiosos:
• Qual dirigente é o mais sábio?
• Que comandante possui o maior talento?
• Que exercito (equipe) obtém vantagens da natureza e do terreno?
• Qual exercito (equipe) entende melhor as instruções?
• Qual a tropa mais forte?
• Que exercito (equipe) tem a tropa e oficiais melhor treinados?
• Que exercito (equipe) administra melhor as recompensas e os castigos?

Mediante ao estudo destes sete fatores, será capaz de adivinhar qual dos dois grupos será vitorioso. O general que obedecer ao conselhos deste livro e certo quer vencerá, e deverá ser mantido. O general que não obedecer aos meus conselhos será derrotado, e destituído do cargo.

A Arte da Guerra se baseia no engano. Assim, quando somos capazes de atacar, temos que parecem incapazes, e quando as tropas se movem, parecer inativos; quando estamos perto, faze-los acreditar que estamos longe; quando longe, devemos fazê-lo acreditar que estamos perto.

Coloque iscas para atrair o inimigo. Quando este aparentar desordem, golpei-o.
Se ele é seguro em todos os pontos, esteja preparado para ele. Evite-o por um tempo se ele está em força superior. Se o seu adversário é de temperamento colérico, irrite-o. Fomente seu egoísmo se ele for arrogante. Ataque-o quando estiver despreparado e apareça quando ele não te espera.
Menos oportunidade de vitória terá aquele que não realiza cálculos em absoluto de todas as possibilidades. Se as estimativas realizadas antes da batalha indicam vitória, é porque os cálculos realizados mostram que suas condições são favoráveis; se indicam derrota, é porque mostram que suas condições são desfavoráveis. Avalie cuidadosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário